segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AGRONOMIA

O Agronomo pode exercer as suas atividades na condição de profissional liberal ou autônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público ou militar e como proprietário de terras produtivas.

Trabalha com o desenvolvimento da tecnologia no combate à pragas, na adubação e conservação do solo sempre com a finalidade de aumentar a produtividade de alimentos e de produtos para a exportação.

É atribuição do agrônomo fazer o planejamento, executar serviços relativos a produção e exploração dos recursos naturais.

Tambem pode elaborar projetos para agricultores, para o aumento da produção agricola ou para empréstimo em bancos pelo PRONAF.

Elabora relatórios para aprovação de projetos nos Orgãos Ambientais em áreas de APP.

Pode Assessorar os agricultores em cooperativas, sindicatos, fazendas, Órgãos de pesquisa governamentais, indústrias de insumos.

As matérias principais no curso de Agronomia são:

Biologia Geral,
Botânica,
Zoologia,
Física,
Desenho,
Processamento de Dados,
Matemática,
Estatística
e Química.

O agrônomo deve primeiramente gostar e ter interesse pela natureza, ter habilidade numérica, ser hábil para transmitir idéias tanto para empresários, como para os pequenos agricultores, ter raciocínio mecânico e espacial.


Enfim é uma profissão fascinante, pois trabalha com a produção da alimentos, melhorando as técnicas de plantio, além de proteger o meio ambiente.

Nenhum comentário: